Pular para o conteúdo principal

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: 

Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo.

Créditos CNN

Siga nosso Instagram  ---  @blogdocapitaofernando  ---  http://www.instagram.com/blogdocapitaofernando  


 



Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo

Peça de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7% e reduzir riscos de lesões

Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida
Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corridaAlvaro Medina Jurado/Getty Images

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Como prática regular de exercício, a corrida requer alguns cuidados básicos para potencializar os benefícios e reduzir os riscos de lesões.

Para as mulheres, um sutiã esportivo bem projetado protege contra dores nos seios induzidas por exercícios, o que pode ser uma barreira significativa para a prática de esportes. Até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida.

Os dados da nova pesquisa, publicados no periódico Frontiers in Sports and Active Living, são resultado de uma análise do efeito de um bom sutiã esportivo na biomecânica da corrida.

“A biomecânica referente ao melhor desempenho de corrida com maior suporte para os seios não é bem compreendida. Nosso estudo representa um de uma série de pesquisas sobre o tema do suporte da mama e da biomecânica do corpo inteiro”, explicou Douglas Powell, pesquisador do Centro de Pesquisa em Biomecânica da Mama da Universidade de Memphis, nos Estados Unidos, em comunicado.

“Queríamos identificar estratégias para reduzir a dor mamária induzida por atividades para mulheres, um grupo que representa aproximadamente 50% da população.”

 

Biomecânica da corrida

Os pesquisadores analisaram a influência do suporte da mama na rigidez da articulação do joelho durante a corrida em esteira. A medida indica a resistência da articulação do joelho ao movimento quando a força é aplicada. Essa rigidez tem sido associada a menor consumo de oxigênio, melhor desempenho e lesões relacionadas à corrida.

A análise contou com a participação de 12 mulheres, com idades entre 18 e 35 anos, que costumam correr como uma atividade de lazer. Foram utilizados dois tipos de sutiãs esportivos diferentes, um de alta e outro de baixa sustentação. Para fins de comparação, elas também realizaram o experimento sem o uso de sutiã. Cada participante realizou sessões de corrida de três minutos em cada uma das três condições de suporte de mama.

Para coletar os dados, os pesquisadores usaram um sistema de captura de movimento de 10 câmeras e uma esteira instrumentada. Os movimentos das participantes foram rastreados usando marcadores individuais colocados em diferentes partes do corpo. Os pesquisadores usaram uma ferramenta de modelagem em 3D para calcular os impactos da articulação do joelho. Um software personalizado foi usado para calcular a rigidez da articulação e os deslocamentos da mama durante a corrida.

O que diz o estudo

O experimento mostrou que o aumento dos níveis de suporte da mama foi associado a uma maior rigidez da articulação do joelho. Em comparação com a condição de controle (sem uso de sutiã), as condições de baixo e alto suporte foram associadas a aumentos de 2% e 5% na rigidez da articulação do joelho, respectivamente.

No geral, levando em consideração esses resultados e os resultados de pesquisas anteriores, um sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7%.

“As descobertas mostram que o suporte dos seios não apenas influencia o movimento dos seios, mas também que as compensações ocorrem em todo o corpo”, disse Powell. Essas compensações podem levar à redução do desempenho na corrida, aumento do risco de lesões e até mesmo ao desenvolvimento de dores crônicas, como dores nas costas e no peito.

“Nos últimos 50 anos, ocorreu uma evolução limitada no design do sutiã. Nossas descobertas, em conjunto com pesquisas anteriores, mostram que os sutiãs esportivos devem ser considerados não apenas como vestuário, mas também como equipamentos esportivos que podem melhorar o desempenho e reduzir o risco de lesões, desempenhando um papel importante na saúde da mulher”, conclui.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR - CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose

CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose Novo episódio do programa comandado pelo Dr. Roberto Kalil vai ao ar neste sábado (23) Trombose será o tema da edição do CNN Sinais Vitais desse sábado (23) Reprodução/CNN O  CNN Sinais Vitais , com o Dr. Roberto Kalil, abordará a trombose, que nada mais é do que a formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo e, dependendo do volume desse trombo, ele pode causar a morte. As principais causas da trombose são: o sedentarismo, o uso de certos medicamentos (principalmente com hormônios), a obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária, fraturas ortopédicas, entre outras. “10% das mortes dentro dos hospitais ocorrem por embolia pulmonar”, afirmou o Dr. Fábio Henrique Rossi, Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. O tromboembolismo é a 3ª causa de morte dentro das doenças cardiovasculares. Sendo assim, o episódio “Tro

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR:  Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo Análise foi publicada nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ Foto: Butch Dillinger/FOAP/Getty Images Kristen Rogers da CNN 08/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia Existem ao menos 45 boas razões para reduzir o consumo de  açúcar , segundo um novo estudo. Pesquisas mostraram os efeitos negativos da ingestão excessiva de açúcar na saúde, e recomendaram as pessoas a limitar esse consumo. PUBLICIDADE Ainda assim, pesquisadores na  China  e nos  Estados Unidos  sentiram que, antes de desenvolver políticas detalhadas para restrição de açúcar, a “qualidade das evidências existentes precisa ser avaliada de forma abrangente”, de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ. Em uma grande revisão de 73 análises, que incluiu mais de 8 mil estudos, o alto consum