Pular para o conteúdo principal

Diabetes também afeta crianças e jovens; conheça os sintomas

 

Diabetes também afeta crianças e jovens; conheça os sintomas

Mais de 12 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde

Diabetes pode atingir qualquer pessoa, de todas as idades
Diabetes pode atingir qualquer pessoa, de todas as idadesBreno Esaki/Agência Saúde DF

Lucas Rochada CNN

em São Paulo

Ouvir notícia

Dia Mundial do Diabetes, celebrado nesta segunda-feira (14), destaca a importância da prevenção e do controle da doença, que vem alcançando cada vez mais crianças e jovens.

Mais de 12 milhões de pessoas convivem com a doença no Brasil atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde. O tratamento pode ser realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), cerca de 40% das pessoas não sabem que têm a doença.

Sinais e sintomas do diabetes

O diabetes pode atingir qualquer pessoa, de todas as idades. No entanto, fatores de risco podem contribuir para o desenvolvimento da doença, como a presença de pessoas com diabetes na família, comportamentos sedentários, obesidade, hipertensão arterial e idade acima de 45 anos.

Entre os sintomas que podem indicar a presença da doença estão: fome frequente, sede intensa, desânimo, fraqueza, sonolência, tontura, perda de peso, urina em excesso, dificuldade na cicatrização de feridas e infecções frequentes. Para cada tipo do diabetes, os sintomas podem variar, o que indica a necessidade de atendimento médico para esclarecimento do quadro clínico.

O tratamento da doença pode ser feito tanto com insulina quanto com a medicação oral. Segundo o Ministério da Saúde, a insulina costuma ser usada para tratar o diabetes do tipo 1, embora sirva para alguns casos de tipo 2, como quando o pâncreas começa a não produzir mais o hormônio em quantidade suficiente.

Já a medicação oral é usada no tratamento de diabetes tipo 2 e, dependendo do princípio ativo, tem o papel de diminuir a resistência à insulina ou de estimular o pâncreas a produzir mais desse hormônio.

Sem o tratamento adequado, a doença pode levar a complicações como problemas neurológicos, na visão, nos rins, nos pés e nas pernas, além de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral (AVC).

Tratamento da doença pode ser feito tanto com insulina quanto com a medicação oral / Breno Esaki/Agência Saúde DF

Hábitos saudáveis

A alimentação saudável e balanceada contribui para o controle e prevenção de diversas doenças, incluindo o diabetes. O Guia Alimentar para a População Brasileira, uma publicação do Ministério da Saúde, orienta que  o ideal é basear a alimentação em alimentos in natura e minimamente processados, evitando o consumo de ultraprocessados que são ricos em gorduras, sal, açúcar e aditivos químicos.

A nutricionista Eralda Ferreira, coordenadora de Vigilância e Promoção em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, afirma que os cuidados devem começar ainda na gestação.

Adotar uma alimentação saudável e atividades físicas rotineiras é fundamental para evitar o sobrepeso e obesidade, além de prevenir o diabetes gestacional. O acompanhamento médico ajuda a manter o ganho de peso adequado na gravidez, priorizando o consumo de alimentos saudáveis, como verduras, legumes, fontes de proteínas, como ovos, carnes, peixes , leite e frutas, assim como o tradicional arroz com feijão.

“Esses hábitos favorecem inclusive a alimentação da criança, que deve ser iniciada com o aleitamento materno exclusivo até os seis meses, o que também previne a obesidade infantil e reduz o risco de diabetes. Após este período, a introdução alimentar de sabores diversificados deve estimular o consumo de frutas, legumes e frutas, favorecendo a criação da cultura alimentar para que crianças e adolescentes se desenvolvam com hábitos alimentares saudáveis, deixando alimentos menos saudáveis, os ultraprocessados, para consumo eventual, fora da rotina do dia a dia”, explica a especialista.

A especialista afirma que manter o peso adequado, fazer exercícios físicos regulares e praticar esportes pode fazer a diferença na saúde de toda a família. Assim como evitar o tabagismo e a exposição da criança ao cigarro, e o uso abusivo de álcool, que leva à piora da condição de saúde do diabético e à fragilidade do rim, do coração, do sistema circulatório e favorece a ocorrência de infeções. A gordura abdominal é outro risco alto para complicações e o desenvolvimento do diabetes.

“O agravamento e descontrole da doença podem levar até mesmo a amputações dos membros inferiores, perda da visão, que podem ser evitadas com cuidados preventivos e acompanhamento com equipe multiprofissional. Por isso, o ideal mesmo é evitar que a doença se instale. Caso já tenha se instalado, deve-se focar na adesão ao tratamento prescrito pelo médico, aos cuidados orientados pela enfermagem para os pés, e refeições prescritas pelo nutricionista, evitando o jejum e o descontrole da glicemia, o açúcar que circula no sangue”, orienta.

Créditos CNN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR - CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose

CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose Novo episódio do programa comandado pelo Dr. Roberto Kalil vai ao ar neste sábado (23) Trombose será o tema da edição do CNN Sinais Vitais desse sábado (23) Reprodução/CNN O  CNN Sinais Vitais , com o Dr. Roberto Kalil, abordará a trombose, que nada mais é do que a formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo e, dependendo do volume desse trombo, ele pode causar a morte. As principais causas da trombose são: o sedentarismo, o uso de certos medicamentos (principalmente com hormônios), a obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária, fraturas ortopédicas, entre outras. “10% das mortes dentro dos hospitais ocorrem por embolia pulmonar”, afirmou o Dr. Fábio Henrique Rossi, Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. O tromboembolismo é a 3ª causa de morte dentro das doenças cardiovasculares. Sendo assim, o episódio “Tro

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR:  Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo. Créditos CNN Siga nosso Instagram  ---  @blogdocapitaofernando  ---  http://www.instagram.com/blogdocapitaofernando      Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo Peça de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7% e reduzir riscos de lesões Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida Alvaro Medina Jurado/Getty Images Lucas Rocha da CNN em São Paulo 24/04/2023 às 10:51 Compartilhe: Ouvir notícia Como prática regular de exercício, a  corrida requer alguns cuidados básicos  para potencializar os benefícios e reduzir os riscos de lesões. Para as mulheres, um sutiã esportivo bem projetado protege contra dores nos seios induzidas por exercícios, o que pode ser uma barreira significativa para a prática de esportes. Até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida. Os dados da nova pesquisa, p

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR:  Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo Análise foi publicada nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ Foto: Butch Dillinger/FOAP/Getty Images Kristen Rogers da CNN 08/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia Existem ao menos 45 boas razões para reduzir o consumo de  açúcar , segundo um novo estudo. Pesquisas mostraram os efeitos negativos da ingestão excessiva de açúcar na saúde, e recomendaram as pessoas a limitar esse consumo. PUBLICIDADE Ainda assim, pesquisadores na  China  e nos  Estados Unidos  sentiram que, antes de desenvolver políticas detalhadas para restrição de açúcar, a “qualidade das evidências existentes precisa ser avaliada de forma abrangente”, de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ. Em uma grande revisão de 73 análises, que incluiu mais de 8 mil estudos, o alto consum