Pular para o conteúdo principal

ALIMENTAÇÃO --- Você sabia que alimentos ultraprocessados estão longe de ser uma alternativa saudável? --- Brasil de Fato

 ALIMENTAÇÃO

Você sabia que alimentos ultraprocessados estão longe de ser uma alternativa saudável?

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados gera consequências ruins para a saúde

Brasil de Fato | São Paulo (SP) |
 

Ouça o áudio:

00:21
02:05
Download
Quanto mais embalado e com a presença de ingredientes pouco familiares na composição dos ultraprocessados, mais distante ele está de ser um alimento saudável - Unsplash

Você sabia que comer bem não significa comer alimentos ultraprocessados que se dizem saudáveis? Em geral, as publicidades e as embalagens destes alimentos são criadas com a intenção de passar essa ideia, mas é só olhar a lista de ingredientes que os corantes, aromatizantes e outros químicos que nem sempre fazem bem para a saúde estarão lá.

O consumo excessivo de alimentos ultraprocessados gera consequências ruins para a saúde. Isso ainda sem falar no planeta, tendo em vista os processos de produção destes alimentos e o descarte incorreto das embalagens.

Entretanto, o cenário de insegurança alimentar vivido por grande parte das famílias brasileiras combinado com o baixo custo de alguns destes alimentos têm feito com que o consumo dos ultraprocessados seja maior.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), dentro do total de calorias consumidas nos domicílios brasileiros, nos últimos anos houve um aumento do consumo de ultraprocessados associado à diminuição de alimentos in natura ou minimamente processados.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), quanto mais embalado e com a presença de ingredientes pouco familiares na composição dos ultraprocessados, mais distante ele está de ser um alimento saudável.

Portanto, a dica do Idec é para que as pessoas busquem na biodiversidade brasileira frutas, legumes, verduras e grãos que, combinados, podem compor uma alimentação verdadeiramente saudável, equilibrada e que também cabe no bolso. 

Ir introduzindo estes alimentos aos poucos na dieta alimentar pode ser uma boa saída para aqueles que costumam consumir muitos ultraprocessados. Buscar formas alternativas de temperar e preparar os alimentos também é importante para ir conquistando o paladar.

Além disso, preparar as comidas com antecedência e congelar porções pode ser uma alternativa à facilidade do delivery e do fastfood.

O Idec recomenda que as pessoas reflitam sobre a sua alimentação e que busquem a origem dos alimentos, seja indo à feira, dialogando com produtores ou até mesmo plantando em casa ou no bairro, com hortas comunitárias, por exemplo. O Mapa das Feiras Orgânicas, organizado pelo instituto, pode ser um bom jeito de começar a buscar.

Essas práticas, além de contribuírem para a saúde, também podem ajudar o bolso, já que um carrinho cheio de biscoitos, refrigerantes e congelados tem custado bem mais na hora de pagar a conta.

Edição: Nicolau Soares

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR - CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose

CNN Sinais Vitais aborda a importância da prevenção da trombose Novo episódio do programa comandado pelo Dr. Roberto Kalil vai ao ar neste sábado (23) Trombose será o tema da edição do CNN Sinais Vitais desse sábado (23) Reprodução/CNN O  CNN Sinais Vitais , com o Dr. Roberto Kalil, abordará a trombose, que nada mais é do que a formação de um coágulo que interrompe o fluxo sanguíneo e, dependendo do volume desse trombo, ele pode causar a morte. As principais causas da trombose são: o sedentarismo, o uso de certos medicamentos (principalmente com hormônios), a obesidade, doenças hereditárias ou predisposição hereditária, fraturas ortopédicas, entre outras. “10% das mortes dentro dos hospitais ocorrem por embolia pulmonar”, afirmou o Dr. Fábio Henrique Rossi, Coordenador da Residência Médica em Cirurgia Vascular e Endovascular do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia de São Paulo. O tromboembolismo é a 3ª causa de morte dentro das doenças cardiovasculares. Sendo assim, o episódio “Tro

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR:  Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo. Créditos CNN Siga nosso Instagram  ---  @blogdocapitaofernando  ---  http://www.instagram.com/blogdocapitaofernando      Sutiã esportivo adequado pode aumentar desempenho na corrida, aponta estudo Peça de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida de uma mulher em 7% e reduzir riscos de lesões Sutiã esportivo de alto suporte pode melhorar o desempenho de corrida Alvaro Medina Jurado/Getty Images Lucas Rocha da CNN em São Paulo 24/04/2023 às 10:51 Compartilhe: Ouvir notícia Como prática regular de exercício, a  corrida requer alguns cuidados básicos  para potencializar os benefícios e reduzir os riscos de lesões. Para as mulheres, um sutiã esportivo bem projetado protege contra dores nos seios induzidas por exercícios, o que pode ser uma barreira significativa para a prática de esportes. Até 72% das mulheres sentem dor nos seios durante a corrida. Os dados da nova pesquisa, p

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR: Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN

LFS SAÚDE & BEM-ESTAR:  Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo - créditos CNN Ingestão excessiva de açúcar causa 45 efeitos negativos à saúde, aponta estudo Análise foi publicada nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ Foto: Butch Dillinger/FOAP/Getty Images Kristen Rogers da CNN 08/04/2023 às 04:00 Compartilhe: Ouvir notícia Existem ao menos 45 boas razões para reduzir o consumo de  açúcar , segundo um novo estudo. Pesquisas mostraram os efeitos negativos da ingestão excessiva de açúcar na saúde, e recomendaram as pessoas a limitar esse consumo. PUBLICIDADE Ainda assim, pesquisadores na  China  e nos  Estados Unidos  sentiram que, antes de desenvolver políticas detalhadas para restrição de açúcar, a “qualidade das evidências existentes precisa ser avaliada de forma abrangente”, de acordo com o estudo publicado nesta quarta-feira (6), na revista The BMJ. Em uma grande revisão de 73 análises, que incluiu mais de 8 mil estudos, o alto consum